Procedimentos



1ª fase - ESTUDO PRELIMINAR E VIABILIDADE CONSTRUTIVA

É a etapa em que o profissional colhe junto ao cliente as principais informações e os dados que vão nortear o futuro projeto. Caracteriza-se pela apresentação de desenhos simples, em escala, às vezes com perspectivas e muitos croquis, que determinarão a viabilidade de um programa, do partido e da metodologia a serem adotados. Os desenhos feitos nessa etapa ainda não possuem um grau de definição de modo a permitir um orçamento preciso da obra e não podem ser utilizados para executá-la. Nessa fase do projeto o contratante e o arquiteto devem propôr todas as modificações necessárias para se passar à fase seguinte.

2ª fase - anteprojeto

Nessa fase, o projeto já se apresenta mais definido, e não mais mudará, pois todas as mudanças foram tomadas na fase anterior. Toda modificação do projeto, será cobrada por hora de trabalho, pois qualquer mudança nesse momento vai afetar todo o projeto, podendo até mesmo atrasá-lo. O projeto já mostra as áreas definitivas, os dimensionamentos ou pré-dimensionamentos de estruturas, propostas para as soluções de instalações diversas e especificação inicial dos materiais de construção. É a fase onde os desenhos mais simplificados darão origem ao Projeto Legal. Juntamente deverão ser escolhidos os fornecedores para a definição dos materiais especificados no projeto e empregados na obra.

3ª fase - coordenação de projetos complementares

Uma vez concluído o Anteprojeto, a coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico tais como: terraplenagem, cálculo da estrutura, das instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, gás, circuitos de segurança, telefônicas e de informática, caberão sempre ao arquiteto o qual, a seu critério, poderá indicar profissionais legalmente habitados para sua execução.

4ª fase - projeto arquitetônico

Essa fase é fundamental para o desenvolvimento das outras. Nela serão definidos os desenhos que organizarão a disposição dos cômodos, seu inter-relacionamento para que a edificação alcance níveis ótimos de funcionalidade, sua forma tridimensional, seus padrões estéticos. A definição do sistema construtivo, dos materiais empregados no acabamento e do custo total estimado também são decisões tomadas nesse momento.

5ª fase - projeto legal - orgão municipal

Desenhos e textos exigidos por leis, decretos, portarias ou normas, e relativos aos diversos órgãos públicos ou concessionárias, os quais o projeto legal deve ser submetido para análise e aprovação. A obra deverá ser executada de acordo com o projeto aprovado pela Prefeitura Municipal e somente após a aprovação dos projetos complementares junto às empresas concessionárias de serviços públicos. Serão necessários a retirada da Ficha de Informação do Imóvel e o recolhimento do Termo de Responsabilidade Técnica - ART.

6ª fase - projeto executivo final

Solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada, contendo todas as medidas, as áreas, especificação de materiais, posição de elementos de cobertura ou de acabamentos de banheiros e cozinhas, determinação da distribuição dos elementos do sistema estrutural e dos pontos de distribuição das redes hidráulicas, sanitárias, telefônicas, ar condicionado, elevadores, e de informática. São os desenhos usados para executar a obra até o fim sem imprevistos nem improvisações.

7ª fase - detalhamento de execução

São os desenhos de partes específicas de uma obra, geralmente relativos a soluções exclusivas de coberturas, escadas, banheiros, cozinhas, pisos, paredes e tetos especiais. Também nessa fase se incluem os detalhamentos de mobiliário, marcenaria fixa (armários, estantes, bancadas, etc.), de elementos decorativos, de saunas, de piscinas, churrasqueiras, toda a parte de serralheria (grades, portões, estruturas) e tudo mais que for necessário esclarecer em desenhos para uma perfeira execução e máxima durabilidade.

8ª fase - execução da obra

Deverá ser contratada uma empresa especializada para executar a obra, que prestará os serviços de mão de obra e o caderno de encargos. Serão feitas visitas técnicas no local, pelos profissionais envolvidos, assegurando a fidelidade do projeto, possíveis ajustes na obra. Bem como, deverá ser apresentado um relatório semanal ou quinzenal do andamento da obra, quanto ao andamento físico e legal. Com o término da obra, marcará o encerramento do contrato e será entregue um manual do usuário, contendo informações dos equipamentos, manutenção e lista de fornecedores dos materiais especificados no projeto.